Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco, diz Febraban

Previsão da Febraban é que mudanças comecem a valer a partir de março nosbancos e correspondentes bancários que aderirem à nova plataforma.

Quem perder o prazo para pagar algum boletopoderá procurar qualquer banco ou correspondente bancário que tiver aderido ànova plataforma de pagamentos a ser implementada a partir de março, segundoprevisão da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

"A Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para oconsumidor e para a sociedade, como maior facilidade no pagamento de contasvencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma WalterTadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da federação.

De acordo com a associação, o sistema atual de cobrançafunciona há mais de 20 anos e precisava ser atualizado. Com a mudança, além dopagamento após vencimento em qualquer agência bancária participante, a novaplataforma permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando orastreamento de pagamentos.

Quando o consumidor fizer o pagamento, será feita umaconsulta à nova plataforma para checar as informações. Se os dados do boletocoincidirem com aqueles que constam no sistema a ser implantado, a operação évalidada.

"Se houver divergência de informações, o pagamento doboleto não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamentoexclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituiçãoterá condições de fazer as checagens necessárias", afirma a Febraban.

Outras Notícias

Telefones celulares do RS ganham nono dígito em novembro de 2016

Cronograma foi confirmado na terça (9) pela Anatel no Diário Oficial.Dígito 9 será acrescido à esquerda dos números d...

30 mil crianças não são registradas no Brasil

Há 12 anos esse índice era de 17%. A intenção do governo é zerar o número de crianças sem registroPor: Marcio Ribeiro...